Torcedor é proibido em estádios após racismo na Inglaterra – 18/08/2025 – Esporte

Torcedor é proibido em estádios após racismo na Inglaterra – 18/08/2025 – Esporte


O torcedor do Liverpool que proferiu insultos racistas ao jogador ganês do Bournemouth Antoine Semenyo, na sexta-feira (15), em Anfield, está proibido de acessar os estádios de futebol na Inglaterra enquanto continua aberta a investigação, anunciou nesta segunda-feira (18) a polícia local.

O torcedor do Liverpool de 47 anos foi expulso de Anfield depois que a partida foi interrompida no minuto 29, após Semenyo informar ao árbitro que havia recebido insultos racistas.

O torcedor foi detido no sábado (16) e posteriormente liberado, mas com a proibição de “assistir a qualquer partida de futebol oficial no Reino Unido”, indicou a polícia.

Ele também não pode se aproximar de um estádio “a menos de uma milha” (1,6 km), indicou o comunicado, acrescentando que a investigação “segue em andamento e em colaboração estreita com o clube”.

O zagueiro e capitão do Liverpool, Virgil Van Dijk, chamou o incidente de “uma vergonha” e pediu “educação da geração mais jovem” contra o racismo.

Semenyo, por sua vez, declarou que o incidente, ocorrido na primeira partida da Premier League (com vitória de 4 a 2 para o Liverpool) o marcará “para sempre”.

“Não devido às palavras de uma pessoa, mas porque toda a família do futebol se uniu” para apoiá-lo, afirmou o jogador através de suas redes sociais.

Presidente da Fifa condena atos racistas na Alemanha

Partidas da Copa da Alemanha no fim de semana também foram marcadas por atos racistas, classificados pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, como “incidentes inaceitáveis”.

“É aterrador ver que, pela segunda vez nos últimos dias, tenham ocorrido insultos racistas no futebol”, declarou Infantino em um e-mail da Fifa enviado aos veículos de imprensa alemães.

Os jogos da primeira rodada da Copa da Alemanha entre Lokomotive Leipzig (4ª divisão) e Schalke 04 (2ª) e entre Stahnsdorf (5ª divisão) e Kaiserslautern (2ª) foram marcados por episódios de racismo, segundo as declarações do dirigente.

O primeiro foi interrompido “depois que o atacante do Schalke Christopher Antwi-Adjei foi alvo de insultos racistas”.

O jogador ganês de 31 anos avisou a um árbitro auxiliar do ocorrido e a partida ficou paralisada por cinco minutos.

O outro jogo, no Karl-Liebknecht-Stadion, em Potsdam, no leste da Alemanha, “também foi marcado por um insulto racista contra um jogador do Kaiserslautern”, disse Infantino.

“Repito e continuarei repetindo: não há espaço para o racismo ou qualquer outra forma de discriminação no futebol”, afirmou o dirigente.

“Estamos decididos a garantir que os jogadores sejam respeitados e estejam protegidos e que os organizadores das competições e as autoridades tomem as medidas apropriadas”, concluiu o presidente da Fifa.



Fonte: Uol

Share this content:

Publicar comentário