‘Powell está nos custando bilhões de dólares’, diz Trump – 19/06/2025 – Mercado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar a política monetária do seu país nesta quinta-feira (19).
Em uma publicação em sua rede social, ele voltou a pedir que o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) reduza as taxas de juros norte-americanas, afirmando que elas deveriam estar mais baixas.
“Jerome Powell está custando ao nosso país centenas de bilhões de dólares. Deveríamos estar 2,5 pontos abaixo,” escreveu Trump na rede Truth Social, referindo-se ao presidente do Fed.
Na quarta (18), o BC dos EUA manteve as taxas básicas de juros do país inalteradas, na faixa de 4,25% e 4,5% ao ano, um patamar elevado para o padrão dos EUA.
Horas antes da decisão do órgão sobre o patamar dos juros no país, o líder republicano voltou a cobrar a queda da taxa, criticando Powell, a quem chamou de “idiota”.
Trump afirmou que Powell demora demais para baixar os juros. “Talvez eu devesse ir para o Fed. Posso me nomear para o Fed? Eu faria um trabalho muito melhor do que essas pessoas.”
A declaração foi dada em entrevista improvisada, ao lado de trabalhadores que instalavam um novo mastro de bandeira no gramado da Casa Branca.
Durante essa entrevista, Trump atacou Powell diversas vezes, dizendo que ele faz um trabalho político e ruim.
“Ele não é uma pessoa inteligente”, disse. “Eu o chamo de todos os nomes possíveis, tentando convencê-lo a fazer alguma coisa”, acrescentou.
O republicano destacou o impacto dos juros no custo da dívida pública e disse que a taxa já deveria estar dois pontos abaixo do atual patamar, porque hoje os Estados Unidos não tem “praticamente nenhuma inflação”.
Segundo dados de maio, a inflação americana no acumulado de 12 meses desacelerou para 2,1%, de um ganho de 2,3% março.
Trump disse que vinha sendo agradável com Powell, mencionando ter convidado o presidente do Fed para jantar com ele. “Nada funcionou. Ele é apenas uma pessoa idiota.”
“A Europa teve dez cortes [de juros], e nós não tivemos nenhum. E acho que ele é um cara político, não sei. Ele é um cara político que não é inteligente, mas está custando uma fortuna ao país”, afirmou o presidente dos EUA.
O Fed é um órgão independente do governo norte-americano e vem sendo alvo de críticas de Trump desde que o presidente tomou posse em 20 de janeiro. Na semana passada, Trump já havia chamado Powell de “idiota” ao cobrar a queda de um ponto percentual na taxa de juros.
Apesar das animosidades recentes, foi Trump quem indicou Powell à presidência do Fed em 2017, quebrando a tradição de reconduzir o mesmo chefe do banco central para um novo período no cargo. Na época, quem ocupava o posto era Janet Yellen.
Powell, que é advogado, foi indicado por ter ligações profundas com o Partido Republicano. Já foi sócio do Carlyle Group, uma sociedade de investimentos, e trabalhou como banqueiro de investimentos em Nova York. Na administração pública, já foi subsecretário do Tesouro na gestão de George Bush pai, na década de 1990. O mandato de Powell vai até maio de 2026.
Share this content:



Publicar comentário