Peugeot lança e-208, primeiro GTi elétrico, com 280 cv – 23/06/2025 – Mercado
O palco dificilmente poderia ser mais apropriado para o lançamento de um automóvel que promete emoções fortes: o novo Peugeot E-208 GTI foi revelado na França durante as 24 Horas de Le Mans, uma das provas mais emblemáticas do automobilismo mundial.
Com 280 cv de potência, o modelo é, segundo a própria montadora, o mais potente e rápido entre os compactos disponíveis no mercado, sendo capaz de acelerar do zero aos 100 km/h em 5,7 s.
Seu motor elétrico, que já era usado em outros modelos do grupo Stellantis (Abarth 600e e Alfa Romeo Junior Veloce), garante, como é típico dos elétricos, uma entrega de potência contínua e traz um sistema de arrefecimento especial, com gestão térmica derivada da experiência da marca no mundial de rali.
De acordo com informações da marca, a bateria, fornecida pela CATL, tem uma capacidade de
54 kWh, que garante autonomia até 350 km no ciclo europeu.
Em tomadas de alta potência (100 kW), a recarga dos 20% aos 80% é feita em 30 minutos.
O E-208 GTI foi desenvolvido pela Peugeot Sport, a divisão de competição da marca, que tratou de afinar o chassis, a direção, os freios e a eletrônica. Agnès Tesson-Faget, diretora de produto da marca francesa, garantiu que “este é um verdadeiro GTI, com uma condução muito envolvente, centrada no prazer de condução”.
A ideia foi complementada por Vincent Héride, chefe de produto do 208. Convidado a comparar o E-208 GTI com os concorrentes, disse que “para começar, disponibilizamos mais potência”.
No modo Sport, os freios funcionam de forma totalmente mecânica, sem regeneração, para assegurar uma melhor resposta para o condutor. É algo incomum nos elétricos, em que, no geral, parte da frenagem é usada para realimentar a bateria, aumentando a eficiência energética.
Há outras diferenças para os demais 208 que são mais visíveis. A carroceria foi rebaixada em 30 mm e os pneus Michelin têm medidas específicas (215/40 R18). O diferencial autoblocante integrado à transmissão promete garantir tração ideal nas saídas das curvas, enquanto o ESP (sistema de controle de estabilidade) traz o modo Sport, desenvolvido para dar mais controlo ao condutor.
O design do E-208 GTI recupera elementos icônicos da linhagem, como as rodas inspiradas nas que equipavam o 205 GTI e os detalhes em vermelho vivo em partes do carro, além de uma nova cor de carroçaria exclusiva: um vermelho brilhante que não esconde a herança.
No interior, há bancos com apoio lateral pronunciado, um volante compacto com detalhes em alcântara e um ambiente personalizável. O i-Cockpit digital tem grafismos específicos para o GTI e oferece páginas de dados de performance, como potência instantânea e tempo por volta.
Para intensificar a experiência sensorial, existe até uma “paisagem” sonora criada digitalmente, desenhada para amplificar o caráter emocional da condução puramente elétrica.
O E-208 esportivo poderá ser o primeiro de outros GTI elétricos, já que Agnès Tesson-Faget não negou a possibilidade de surgir uma versão semelhante do SUV E-2008.
Quanto a uma possível opção com motor a combustão, a resposta foi um claro “não”. E justificou: “A motorização elétrica é a que mais se adequa ao comportamento e desempenho que pretendemos oferecer”.
Como seria de se esperar de um GTI, este novo E-208 pretende ser prático no cotidiano, disponibilizando um conjunto completo de serviços e funcionalidades: navegador inteligente com paradas para carregamento, pré-climatização da cabine via aplicativo MyPeugeot, comandos por voz e conexão sem para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
O modelo inclui oito anos ou 160 mil quilômetros de garantia para o veículo e a bateria, wallbox oferecido na compra e acesso a mais de um milhão de postos de carregamento na Europa com o passe Free2Move.
A Peugeot planeja começar a entregar o E-208 GTI em meados de 2026. Ainda não há informações sobre o preço, mas os representantes da marca francesa garantem que o hatch compacto representa o futuro dos esportivos acessíveis.
Este texto foi publicado originalmente aqui.
Share this content:



Publicar comentário