Nvidia: China proíbe empresas de comprar chips de IA – 17/09/2025 – Tec
O regulador da internet da China proibiu as maiores empresas de tecnologia do país de comprar chips de inteligência artificial da Nvidia, enquanto Pequim intensifica os esforços para fortalecer sua indústria doméstica e competir com os Estados Unidos.
A Administração do Ciberespaço da China (CAC) disse nesta semana a empresas como ByteDance e Alibaba que interrompessem os testes e pedidos do RTX Pro 6000D, produto feito sob medida pela Nvidia para o país, segundo três pessoas com conhecimento do assunto.
Várias companhias já haviam indicado que fariam pedidos de dezenas de milhares do RTX Pro 6000D e iniciado trabalhos de testes e verificação com fornecedores de servidores da Nvidia, disseram as fontes.
Após a ordem da CAC, as empresas informaram aos fornecedores que suspendessem os trabalhos, acrescentaram.
A proibição vai além da orientação anterior de reguladores, que focava no H20, outro chip desenvolvido exclusivamente para a China e amplamente usado em IA. A decisão foi tomada depois de autoridades concluírem que chips nacionais atingiram desempenho comparável aos modelos da Nvidia usados no país.
Jensen Huang, presidente-executivo da Nvidia, disse a jornalistas em Londres, na quarta-feira, que esperava discutir a capacidade da fabricante de chips de fazer negócios na China com Donald Trump, naquela noite, durante a visita de Estado do presidente dos EUA, Donald Trump, ao Reino Unido.
“Só podemos atender a um mercado se o país quiser que estejamos lá”, afirmou. “Estou desapontado com o que vejo. Mas eles têm agendas maiores a resolver, entre China e EUA, e eu compreendo isso. Somos pacientes quanto a isso.”
Pequim está pressionando empresas de tecnologia locais a fortalecer a indústria nacional de semicondutores e reduzir a dependência da Nvidia para competir na corrida da IA contra os EUA.
“A mensagem agora é clara e direta”, disse um executivo de uma das empresas de tecnologia. “Antes, havia esperança de que o fornecimento da Nvidia fosse retomado se a situação geopolítica melhorasse. Agora, é mobilização total para construir o sistema doméstico.”
A Nvidia começou a produzir chips sob medida para o mercado chinês depois que o ex-presidente dos EUA Joe Biden proibiu a exportação dos produtos mais poderosos da companhia para a China, numa tentativa de conter o avanço de Pequim em IA.
Recentemente, reguladores chineses convocaram fabricantes de chips locais como Huawei e Cambricon, além de empresas como Alibaba e a gigante de buscas Baidu —que também produzem semicondutores— para relatar como seus produtos se comparam aos chips da Nvidia voltados para a China, segundo uma das fontes.
Eles concluíram que os processadores de IA chineses haviam alcançado desempenho comparável ou superior ao dos produtos da Nvidia permitidos sob os controles de exportação, acrescentou a fonte.
O Financial Times noticiou no mês passado que fabricantes chineses de chips planejam triplicar a produção nacional de processadores de IA no próximo ano.
“O consenso no alto escalão agora é que haverá fornecimento doméstico suficiente para atender à demanda sem precisar comprar chips da Nvidia”, disse um especialista do setor.
A Nvidia lançou o RTX Pro 6000D em julho, durante a visita de Huang a Pequim, quando a empresa também informou que Washington estava flexibilizando a proibição anterior sobre o chip H20.
Os reguladores chineses, incluindo a CAC, já haviam alertado empresas de tecnologia contra a compra do H20, pedindo que justificassem a opção pelo produto estrangeiro em detrimento dos nacionais, segundo o FT.
O RTX Pro 6000D, que a companhia disse poder ser usado em manufatura automatizada, foi o último produto que a Nvidia pôde vender em grandes volumes na China.
Alibaba, ByteDance, a CAC e a Nvidia não responderam imediatamente a pedidos de comentário.
Reportagem adicional de Eleanor Olcott, em Zhengzhou (China)
Share this content:



Publicar comentário