MP-SP questiona Aneel por cobranças excessivas da Enel – 06/03/2025 – Painel S.A.

MP-SP questiona Aneel por cobranças excessivas da Enel – 06/03/2025 – Painel S.A.


A Promotoria de Justiça do Consumidor do MP-SP (Ministério Público de São Paulo) notificou a Aneel para que a agência de energia elétrica se manifeste sobre um “número considerável de cobranças em valores excessivos” na conta de luz pela Enel Brasil.

O MP paulista também quer explicações para supostas irregularidades na leitura dos relógios medidores e pede que a Aneel apresente dados de investimentos realizados pela distribuidora nos últimos anos para a leitura remota dos relógios.

Consultada, a Aneel disse que recebeu a notificação e que ela está em análise pela área técnica.

O ofício do Ministério Público não detalha o motivo da notificação à Aneel. O MP-SP não respondeu ao questionamento da coluna sobre o contexto do pedido de manifestação.

A Enel disse que “segue a regulação do setor em relação à cobrança da conta de energia.”

Ação civil pública

Em dezembro de 2023, o MP-SP ajuizou uma ação civil pública com o Nudecon (Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor), da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, contra a Enel devido ao seu serviço de energia elétrica, classificando-o como inadequado, ineficiente e descontinuado.

O MP-SP e o Nudecon pediram na ação a melhoria no serviço prestado e o pagamento de indenizações às pessoas que tiveram interrupções no fornecimento de energia ao longo dos últimos anos.

Posteriormente, em outubro de 2024, as instituições publicaram uma nota conjunta afirmando que a Aneel pleiteou a sua intervenção como assistente da Enel na ação, o que foi negado pela Justiça.

A agência, então, recorreu ao tribunal paulista, “mesmo reconhecendo expressamente que a Enel não presta serviço adequado”, diz a nota.

Com Stéfanie Rigamonti


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte: UOL

Share this content:

Publicar comentário