HSBC afirma que computação quântica melhorou negociações – 25/09/2025 – Tec
O banco HSBC afirmou que ferramentas de computação quântica tornaram suas negociações mais eficientes em testes, marcando um potencial desenvolvimento para esta tecnologia emergente e seu uso em serviços financeiros.
O maior banco da Europa testou uma ferramenta desenvolvida pela IBM em dados do mercado europeu de títulos corporativos e descobriu que a tecnologia era 34% melhor que os meios tradicionais em prever a probabilidade de uma ordem ser executada.
“Esta é… nossa demonstração mais tangível de quão perto estamos de extrair valor da computação quântica”, disse Philip Intallura, diretor de tecnologias quânticas do grupo HSBC, nesta quinta-feira (25).
Embora os resultados da equipe do HSBC e IBM sejam apenas teóricos e baseados em dados históricos, as descobertas sugerem que a computação quântica poderia ter um impacto significativo nas negociações em mercados de balcão sem um corretor centralizado.
Os dados abrangeram mais de 1 milhão de solicitações de cotações em mais de 5.000 títulos entre setembro de 2023 e outubro de 2024. O estudo publicado adverte que quaisquer conclusões carecem de “garantias de generalização para outros ambientes de mercado ou conjuntos de dados de negociação”.
A tecnologia depende de bits quânticos, ou qubits —os blocos de construção básicos para máquinas quânticas— que permitem realizar cálculos complexos a uma taxa muito mais rápida do que computadores tradicionais.
A IBM está em uma corrida com a rival Google para produzir um computador quântico de escala industrial até o final da década. Acredita-se que a computação quântica seja capaz de impulsionar avanços em pesquisas científicas, incluindo a descoberta de medicamentos.
Especialistas também estão preocupados que a chegada da computação quântica ameaçaria técnicas comuns de criptografia de dados sensíveis, inclusive dentro de instituições financeiras como bancos.
“A computação quântica é um novo ramo da computação que usa as leis da mecânica quântica para representar e processar informações em um espaço que é exponencialmente mais expansivo e dinâmico do que os sistemas clássicos podem acessar”, disse Jay Gambetta, vice-presidente da IBM Quantum, em um comunicado.
Intallura acrescentou: “Temos grande confiança de que estamos à beira de uma nova fronteira da computação em serviços financeiros, em vez de algo que está longe no futuro.”
Share this content:



Publicar comentário