Hormônios são supervalorizados, opina fisiculturista – 04/09/2025 – Músculo

Hormônios são supervalorizados, opina fisiculturista – 04/09/2025 – Músculo


O meio “fitness” é constantemente associado ao uso de esteroides anabolizantes (EAs), muitas vezes caracterizados como “bomba”. Entretanto, esse esporte depende de dedicação total por parte do atleta em diversos outros fatores além desses recursos ergogênicos. Para o fisiculturista profissional Francisco Barrios, da categoria 212, os hormônios são supervalorizados em diversas ocasiões.

“Eu acho que as bombas são supervalorizadas. É só a cereja do bolo. Elas ajudam a potencializar todo o seu esforço. Hoje, estou obtendo as melhores respostas que já vi meu físico apresentar, e meu protocolo atual tem doses muito baixas”, afirma o atleta argentino de 30 anos em entrevista à coluna.

Segundo Barrios, é preciso passar por etapas mais sacrificantes do que a utilização dos EAs para se tornar um fisiculturista: “Subestima-se muito a parte natural do esporte, essa é a parte mais difícil de dominar e aperfeiçoar. Acho que é preciso tirar um pouco o foco de quanto e do que determinado atleta utiliza e perguntar a ele como está seu dia a dia, pedir para ele descrever sua suplementação alimentar, conferir se ele cuida da saúde intestinal, da pele”.

Ao se aprofundar no tema, o atual campeão do New York Pro também destaca a importância de manter a saúde de sua microbiota intestinal sob atenção, uma vez que é graças a ela que se pode absorver os nutrientes dos alimentos ingeridos da maneira mais eficiente possível.

Outro ponto abordado pelo argentino é a melhora objetiva que os fisiculturistas observam ao se atentar às questões citadas: “Um físico mais saudável não só responde melhor aos estímulos do treino e da dieta, ele também se destaca no palco”.

Por fim, Barrios esclarece que esse tipo de cuidado é o que destaca os melhores atletas dos demais. “Os melhores do mundo levam sua atenção aos detalhes a outro nível. É no detalhe do detalhe. Na quantidade de alimentos que você consome, em quanto você estuda, em como você digere os alimentos, por exemplo. É saber identificar qual a melhor estratégia para que você consiga trabalhar, melhorar e crescer sem pressa”, conclui.

É importante frisar que os EAs são medicamentos que têm como principal função a reposição de testosterona em pacientes que apresentam deficit do hormônio no organismo. O uso indiscriminado dessas drogas pode ocasionar diversos efeitos colaterais, como o aumento da oleosidade da pele, o que leva a uma maior incidência de acne. O usuário também pode desenvolver um agravamento da alopecia (perda de cabelo), maior risco cardíaco e mudanças no humor.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte: Uol

Share this content:

Publicar comentário