China alerta para risco de bolha de robôs humanoides – 28/11/2025 – Tec
A agência de planejamento econômico da China alertou sobre os riscos de uma bolha na indústria de robôs humanoides do país, emitindo uma rara expressão oficial de preocupação sobre este setor que vem ganhando força.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, que define estratégias econômicas e mudanças políticas, chamou atenção na quinta-feira (27) para a proliferação de robôs notavelmente semelhantes de mais de 150 empresas no mesmo setor.
O país deve evitar que essa abundância sobrecarregue o mercado e elimine iniciativas reais de pesquisa e desenvolvimento, afirmou a porta-voz da agência, Li Chao, em Pequim.
O apelo à vigilância reflete o desconforto de Pequim com o excesso de investimentos em um setor que considera um dos maiores catalisadores da economia. Isso lembra gastos excessivos anteriores em setores como compartilhamento de bicicletas e semicondutores, muitos dos quais terminaram em reestruturações que eliminaram empresas menores.
As ações da líder do setor, UBTech Robotics, que poderia se beneficiar da consolidação, subiram mais de 4% na sexta-feira (28).
“Essas indústrias em alta enfrentam o desafio de equilibrar a velocidade de crescimento contra o risco de bolhas —uma questão que agora também confronta o setor de robôs humanoides”, disse Li.
O desenvolvimento e investimento em robôs humanoides explodiu desde que os droides dançantes da Unitree encantaram uma audiência nacional durante o Festival da Primavera no início deste ano.
O Partido Comunista designou a indústria como um dos seis novos motores de crescimento econômico nas diretrizes para elaboração do plano de desenvolvimento da China para os próximos cinco anos.
O fundador da Unitree, Wang Xingxing, sentou-se na primeira fila durante uma reunião crucial entre líderes de tecnologia, como Jack Ma da Alibaba, e o líder chinês, Xi Jinping, em fevereiro.
Desde então, droides —fabricados por startups em rápido crescimento como AgiBot e Galbot— explodiram nas redes sociais: correndo maratonas, praticando kickboxing e fazendo café.
O protagonismo alimentou o interesse dos investidores no setor, elevando o Solactive China Humanoid Robotics Index —que acompanha as ações de empresas relacionadas a robôs— em quase 30% este ano.
O Citigroup espera que o mercado atinja US$ 7 trilhões até 2050. Ainda assim, a adoção generalizada de robôs humanoides por residências ou fábricas provavelmente está a anos de distância.
Por enquanto, as autoridades continuarão a acelerar os esforços para construir mecanismos de entrada e saída do mercado para criar um ambiente de concorrência justa, comentou Li. O governo acelerará a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias essenciais, apoiando a construção de infraestrutura de treinamento e testes, acrescentou a porta-voz.
O governo também promoverá a consolidação e compartilhamento de tecnologia e recursos industriais no setor em todo o país, numa tentativa de acelerar a aplicação de robôs humanoides na vida real, encerrou Li.
Share this content:



Publicar comentário