CEO do Softbank diz que ‘super IA’ pode transformar humanos em ‘peixes’ ou vencer o Nobel – 05/12/2025 – Tec
O CEO do grupo japonês SoftBank, Masayoshi Son, afirmou nesta sexta-feira (5) que uma inteligência artificial (IA) avançada poderia superar os humanos a ponto de transformar as pessoas “em peixes” e até mesmo vencer o prêmio Nobel de Literatura.
Durante uma reunião em Seul com o presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, o CEO de um dos principais investidores da OpenAI, dono do ChatGPT, descreveu um futuro em que a “super IA” vai superar os seres humanos em uma proporção de 10 mil para 1.
“A diferença entre o cérebro humano e (…) o peixe dourado no aquário é de 10 mil vezes”, disse Son. “Mas será diferente: nós nos tornaremos peixes e eles (a IA) se tornarão os humanos”.
“Eles serão 10 mil vezes mais inteligentes do que nós”, afirmou o executivo ao presidente sul-coreano, que prometeu transformar o país em uma potência da IA.
Son comparou a relação entre a humanidade e a eventual “super IA”, conhecida na indústria como “ASI” por sua sigla em inglês, com as relações entre pessoas e animais de estimação.
“Tentamos fazê-los felizes… tentamos viver em paz com eles. Não precisamos comê-los… a ASI não come proteína. Eles não precisam nos comer, não se preocupe”, afirmou.
Lee respondeu, sorrindo, que agora está “um pouco preocupado”. O presidente perguntou a Son se a ASI poderia ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, que no ano passado foi concedido à escritora sul-coreana Han Kang.
“Acho que sim”, respondeu Son.
A ASI tem sido descrita em discussões do setor tecnológico como o cenário hipotético em que a IA supera os humanos.
Os cientistas ainda consideram o cenário algo distante, mas afirmam que um primeiro passo crucial, a Inteligência Artificial Geral (AGI), superior aos humanos na maioria das tarefas, pode ser concretizado em uma década.
Share this content:



Publicar comentário