Torcedor chileno é preso no Maracanã após gestos racistas – 15/05/2025 – Esporte
Um torcedor chileno foi preso nesta quarta-feira (14) no Maracanã sob suspeita de fazer gestos racistas durante a partida entre Fluminense e Unión Española, pela Copa Sul-Americana.
A prisão em flagrante foi convertida em preventiva, sem prazo para encerrar, pelo Juizado Especial do Torcedor. O chileno foi identificado como Baltazar Martin Garcês Lopez. A Folha não conseguiu contato com sua defesa.
De acordo com o Ministério Público, seguranças privados acionaram a Polícia Militar ao identificarem que o torcedor fez gestos imitando um macaco em direção aos brasileiros.
“Após a verificação das imagens geradas no Centro de Comando e Controle do Maracanã pelos promotores de Justiça presentes ao estádio, os agentes do Bepe (Batalhão Especializado de Policiamento em Estádio) conduziram Baltazar para uma audiência de custódia no Juizado Especial do Torcedor que, a pedido da promotora de Justiça de plantão, converteu a prisão em flagrante do acusado em preventiva”, afirmou a Promotoria.
A prisão foi a primeira após o lançamento da campanha “Estamos vigilantes”, do MP-RJ, de prevenção e repressão ao racismo durante as partidas da Copa Sul-Americana e Libertadores no Rio de Janeiro.
A iniciativa contou com o apoio da Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia (DEDIT/CI2) do MP-RJ, cujos peritos realizaram visitas técnicas aos estádios para avaliar o sistema de câmeras e sugerir melhorias para o monitoramento e reconhecimento dos autores. A equipe técnica também estará presente nos estádios para captação de áudio, vídeos e identificação de cânticos, gestos e ofensas racistas.
“A ideia da campanha é fazer com que todos se sintam respaldados e empoderados para agir em casos de racismo e outras infrações. Quando todos percebem esse movimento, com múltiplos atores envolvidos e um somatório de esforços, temos uma grande mobilização para que a prática do racismo seja efetivamente reprimida de nossas praças esportivas”, destacou Márcio Almeida, coordenador do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor.
Share this content:



Publicar comentário