Assista: Robô humanoide cai de cara no chão em lançamento – 13/11/2025 – Tec

Assista: Robô humanoide cai de cara no chão em lançamento – 13/11/2025 – Tec


A estreia muito aguardada de um robô humanoide rapidamente deu errado quando ele tropeçou no palco durante a sua apresentação em Moscou nessa terça-feira (11).

Acompanhado pela música tema do filme “Rocky”, o robô, junto com duas pessoas, cambaleou até o palco diante de uma sala cheia de jornalistas prontos para ver o produto que os desenvolvedores chamaram de “primeiro robô antropomórfico da Rússia com inteligência artificial”.

Mas, em uma cena que lembrava o final de uma noite desastrosa em um bar, o robô tentou acenar com a mão direita, cambaleou e caiu de cara no chão.

Os dois homens que acompanhavam o robô correram para arrastá-lo para fora do palco, enquanto outros membros da equipe tentavam puxar uma cortina preta no palco para encobrir o erro.

O robô, conhecido como AIDOL, foi criado por uma empresa russa com o mesmo nome, que foi registrada em agosto deste ano. Vladimir Vitukhin, diretor executivo da AIDOL, afirmou que o robô autônomo é capaz de realizar três tarefas essenciais: movimento, manipulação de objetos e comunicação, segundo informou uma agência de notícias local.

De acordo com o site da AIDOL, o robô que anda pesa 95 kg e tem 1,86 m de altura. Ele pode transmitir mais de 12 emoções básicas, carregar até 10 kg de carga e se mover a velocidades de até 6 km/h, acrescentou o site. Seus desenvolvedores afirmam que o robô é 73% localizado, o que significa que é construído principalmente com componentes russos.

Vitukhin comentou que o robô havia sido testado em uma variedade de condições antes da estreia: “Em pedras, carpete, laminado, argila expandida e pisos escorregadios”, afirmou, de acordo com o Moscow Times.

Ele afirmou que a queda de terça-feira provavelmente foi resultado de uma flutuação de voltagem e outros fatores ambientais, incluindo a iluminação. “Certamente todos sentiram pena dele, e essa é uma de suas funções: despertar simpatia”, comentou.

AIDOL é o projeto principal da Coalizão Tecnológica Nova da Rússia, um consórcio de empresas de robótica e universidades técnicas que trabalham para desenvolver robôs antropomórficos.

Alexey Yuzhakov, chefe da coalizão e fundador da empresa de robótica Promobot, disse ao jornal de negócios Vedomosti que espera atrair até US$ 50 milhões (R$ 263,92 milhões) em investimentos —tanto de investidores privados russos quanto estrangeiros e fundos— para desenvolvimentos futuros.

Ele disse à agência de notícias estatal russa Tass que o robô autônomo aprende com as “consequências de suas próprias ações” e vai “continuar a melhorar”.

Antes vistos como uma fantasia de ficção científica, semelhante a carros voadores, os robôs humanoides agora são uma realidade, com grandes corporações de tecnologia investindo pesadamente.

A Tesla de Elon Musk está construindo seu próprio robô humanoide chamado Optimus e disse que os robôs serão “o maior produto da história”, enquanto Meta e Google estão trabalhando na integração de sua própria tecnologia de IA e pesquisa com robôs humanoides, como o The Washington Post relatou anteriormente.

De acordo com analistas do Morgan Stanley, prevê-se que os Estados Unidos terão 78 milhões de robôs humanoides trabalhando até 2050.



Fonte: UOL

Share this content:

Publicar comentário