Irmãos escoceses atravessam o Pacífico a remo – 30/08/2025 – Esporte

Irmãos escoceses atravessam o Pacífico a remo – 30/08/2025 – Esporte


Três irmãos escoceses chegaram neste sábado (30) à Austrália, após uma aventura na qual atravessaram a remo o oceano Pacífico em 139 dias, sem escalas e sem assistência, a bordo de um barco de fibra de carbono.

“Depois de 139 dias no mar, estamos muito felizes por estar de volta à terra firme com nossos amigos e familiares”, afirmaram em suas redes sociais os irmãos Ewan, Jamie e Lachlan MacLean, que completaram a travessia em tempo recorde.

Os irmãos, naturais de Edimburgo, foram recebidos ao som de uma gaita de foles em Cairns, no estado australiano de Queensland.

Eles zarparam de Lima, no Peru, em abril, para uma viagem de 14.484 quilômetros, na qual enfrentaram tempestades violentas e fome.

Ewan chegou a cair ao mar e foi resgatado. “As coisas ficaram difíceis no final, e pensamos seriamente que poderíamos ficar sem comida”, disse o irmão do meio, Jamie.

“Apesar de estarmos exaustos, tivemos que acelerar para chegar antes que os suprimentos acabassem, mas agora podemos comer comida de verdade”, explicou ele.

Embora a parte central do Pacífico –da Califórnia ao Havaí– seja muito movimentada, relativamente poucas pessoas tentaram cruzar todo o oceano, da América do Sul à Austrália.

No início do ano, o lituano Aurimas Mockus, que partiu sozinho para tentar concretizar a aventura, teve que desistir devido ao ciclone tropical Alfred.

“Esta foi a coisa mais difícil que já fiz, e eu não teria nem sequer pensado nisso sem meus irmãos. Houve inúmeros contratempos a superar, alguns que nos deixaram perdidos, mas sempre nos apoiamos”, afirmou Ewan.

“Às vezes, choramos de tristeza e medo, mas nossos ânimos foram elevados, diversas vezes, pelo apoio de tantas pessoas”, acrescentou.

Os irmãos relataram que tiveram que enfrentar as correntes costeiras poucos dias antes de chegar a Cairns.

“Nenhuma parte desta travessia foi fácil, então este é um final adequado”, publicaram eles nas redes sociais.

O objetivo da viagem era arrecadar fundos para financiar projetos de acesso à água potável em Madagascar por meio de sua organização, a Fundação MacLean.

Em 2020, os irmãos quebraram três recordes mundiais ao atravessar o oceano Atlântico sem nunca terem remado profissionalmente. Eles cumpriram o trajeto entre La Gomera, nas ilhas Canárias, até a ilha de Antigua, em 35 dias.



Fonte: Uol

Share this content:

Publicar comentário